ALMECIANOS

ALMECIANOS
ACADEMIA DE LETRAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ - PRESIDENTE LIMA FREITAS

quarta-feira, 27 de maio de 2015

*ITAIÇABA EM EVIDÊNCIA

           


                   Itaiçaba em Evidência
                   Sonia Nogueira – Acadêmica da ALMECE


Convocada pela ALMECE, Academia de Letras dos Municípios do Estado de Ceará, no dia 18 de maio de 2015, e designada para apresentar a cidade de Itaiçaba, cidade escolhida por ocasião da minha posse nesta Arcádia.
Esta solicitação ocorre em encontros informais a cada dois meses, com o intuito de aproximar escritores acadêmicos, familiares, amigos e convidados merecedores de alguma homenagem. Para a ocasião os venerados foram os confrades, Francisco Paiva Lima e Reginaldo de Athayde, (in memória), com biografias e discursos extremosos e longos.
A ocorrência ganhou espaço devido à criação do projeto, Município em Evidência, autoria da acadêmica, Linda Lemos, em coautoria com os acadêmicos Rosa Virgínia Carneiro de Castro e Bernivaldo Carneiro e tem como objetivo o incentivo da cultura,  confraternização, e divulgação da literatura em suas dimensões específicas.
O tempo foi-me reduzido, para expor a cidade, antes, porém, uma rápida e bem reduzida biografia, de último momento, lida pelo amigo e estimado acadêmico Pio Barbosa Neto, que em poucas palavras enalteceu-me de forma gratificante.
Com breve fôlego traço de forma sucinta a cidade de Itaiçaba. Não foi a cidade de meu nascer. Sou de um povoado chamado Giqui, município de Jaguaruana. Mas Itaiçaba encontra-se arquivada nas minhas lembranças de menina, ao ser membro visitante anual na festa da padroeira de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Nesta cidade ribeirinha de clima agradável e boas recordações dos familiares que ainda lá se encontram, na política, educação e comércio, destaco a arte da música que tanto sucesso faz desde tempos mais remotos. Dois filhos da terra Dom e Ravel com sucessos extraordinários marcaram sua época, encheram auditórios, levantaram multidões com músicas de cunho regional que tocou o coração do povo brasileiro.

Em 15 de outubro de 1956, Itaiçavba foi desanexada de Jaguaruana. No início se chamava Feira de Gado, depois passou a se chamar  Passagem das Pedras, devido o local, ser muito pedregoso e por onde passa o Rio Jaguaribe, A palavra Itaiçaba é originária do tupi, que significa rio das conchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário